segunda-feira, 3 de junho de 2013

Tight Lacing; a arte de reduzir cinturas


Muitos são os apaixonados por peças de roupas antigas, principalmente os cobiçados corsets que foram usados do século XVI ao início dos anos 1900, mas poucos sabem que eles ainda são utilizados nos dias de hoje com o intuito de diminuir a cintura. Hoje venho falar um pouco desta técnica e de como é o espartilho do século XXI é utilizado.


O Tight Lacing

Tight Lacing é a prática para reduzir a cintura com o uso de corset apropriado por longos períodos. Esses períodos não compreendem apenas horas, mas sim disciplina para usar a peça todos os dias durante pelo menos oito horas seguidas, por meses ou até mesmo anos consecutivos.


A perda de medidas é permanente mesmo quando a pessoa para de usar a peça ou praticar o Tight Lacing. Isso acontece porque o corset curva gradualmente as costelas flutuantes e com o tempo elas não voltam mais ao local original. Obviamente, com o ganho de peso a gordura localizada na região pode aumentar as medidas, porém as costelas continuam mais fundas.


O objetivo do Tight Lacer é fechar o corset completamente as cordas de seu corset, sendo que o ponto inicial é com uma peça com dez centímetros a menos que o diâmetro da cintura. Assim que o primeiro corset é fechado, parte-se para o uso de um segundo com dez centímetros a menos que as novas medidas. Esse processo se repete até que a pessoa atinja seu objetivo de perda de circunferência da região.


Em geral, a pessoa que vai começar a praticar a técnica começa usando o corset de três a quatro horas diárias para se acostumar. Com o passar das semanas, o uso começa a se estender por de oito a vinte e três horas diárias, pois quando mais tempo a pessoa passar com o corset, mais rápido terá resultados. Nos casos em que a pessoa dorme de corset deve-se tomar o cuidado de afrouxá-lo para que fique mais confortável e não restrinja a circulação.



O Corset

O corset utilizado para a prática é uma peça sob medida muito diferente da que encontramos em lojas, sex shops ou importamos da china. Ele tem toda uma estrutura de reforços em alguns pontos, barbatanas de aço inoxidável rígidas e maleáveis e o tecido geralmente é de algodão para que a pele respire e não cause feridas. Todo corset tem amarrações nas costas para permitir o ajuste. Na frente ele pode ser inteiriço ou com algum tipo de fecho resistente, sendo o busk o mais indicado.

Os modelos mais aconselháveis são os Underbusts e Waist Cinchers, porque são mais confortáveis para a prática e não apertam na região dos seios, além de permitirem maior movimentação.




Os Cuidados

Além de muito disciplina, força de vontade e cuidado na escolha do corset, o Tight Lacer precisa tomar alguns cuidados com a sua saúde para que o corset não acabe prejudicando ou agravando um problema já existente de saúde. Também é expressamente proibido o uso de corsets por mulheres grávidas.

Antes mesmo de adquirir a peça é recomendado que a pessoa procure um ortopedista para verificar através de Raio X se existe algum desvio na coluna. Também é importante que procure um clínico geral para verificar circulação, coração, problemas respiratórios, diabetes, gastrite ou qualquer outro problema em qualquer órgão da região. Se a pessoa for saudável e usar de bom senso e cuidados básicos, como acompanhamento médico anual, dificilmente o corset causará algum problema de saúde.

Como o corset impede que os músculos da região abdominal e lombar trabalhem normalmente, quem o usa diariamente precisa fazer abdominais e exercícios específicos para esta região afim de manter os músculos em perfeito estado, caso contrário eles podem atrofiar e a coluna perder sua sustentação, causando dores e desconforto.

Alimentação é outro fator a se levar em contra. Alimentos que causem gases, inchem ou bebidas fermentadas não devem ser ingeridas durante o uso, pois o estômago dilata e pode causar refluxo e outros desconfortos. Refrigerantes, água com gás, cerveja e espumante acabam sendo cortados do cardápio pela maioria dos Tight Lacers. As porções ingeridas também devem ser menores e mais frequentes, pelo menos de três em três horas. Água e fibras são bastante indicadas, pois ajudam a regular o funcionamento do intestino.

Por fim, com os cuidados adequados, dedicação e um corset de qualidade é possível eliminar permanentemente quantos centímetros a pessoa desejar na circunferência da cintura sem necessidade de cirurgias e processos estéticos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *